sexta-feira, 2 de abril de 2010

RETIRO


Vivemos um tempo propício de recolhimento e reflexão...
Esse não é um feriado!!! Sei da labuta e dos cansaços da vida e do quanto um dia de folga refrigera nossa alma, mas esses dias, em si, deveriam ser para buscar esse refrigério e descanso em Jesus : “Vinde a mim pois vós que estás cansados e eu vos aliviarei...”.
Também eu, pensando nisso, desejei fazer o meu retiro, não para reconhecer a grandeza de Deus (coisa que não sai da minha cabeça), mas para reconhecer-me nela, para sondar-me na minha relação comigo mesmo, com Deus e com o mundo.
Da minha relação comigo mesmo tenho a mim como base; da minha relação com Deus o tenho sempre; mas na minha relação com o mundo, como refleti-la?
Na última semana da quaresma vivemos, meus amigos e eu, momentos muito intensos... digo intensos pela qualidade na simplicidade. Pudemos ver agregados a nós e nos encantarmos com a exuberância de humana de Gilberto, Ronaldo e Thiago; descobrirmos ainda mais encantos no Esbelto e na Anne BB (linda); reafirmamos a segurança no amor e as exigências dele na amizade com Pepé(olha vc aqui de novo, enxerido), Sandrinha e Joanei; sem contar a presença sempre presente, mesmo na ausência, de Fabinho.
Nada me questiona e estimula mais que isso, que essa vida toda acontecendo à minha volta nas pessoas com quem travo relações e se mostram a mim como possibilidades reais de amar...
Esse é o meu ponto de ligação com o mundo, com a vida, com o real. A minha relação com Deus e comigo mesmo influencia diretamente essa terceira relação, a com o mundo. Será que estou conseguindo reproduzir nela, na minha relação com os outros, a mesma qualidade da minha relação com o Amor e dele comigo?
Me sinto especial! Não vou negar isso nunca! Uma parte desse sentimento é muito concreta, tem sua razão de ser no principio geral da intenção de Deus que nos pensou assim, ESPECIAIS, e reafirmou isso mandando seu filho, sua face de misericórdia, para que pudesse nos resgatar e polir os nossos valores fazendo-os reluzir... Que altíssimo preço Deus pagou por nós!!! Como posso não me sentir especial? Como pode alguém não saber-se especial nesse contexto?
Por outro lado, como cético para com o que penso e sinto de mim mesmo, afora essa parte indelével da nossa especialidade advinda da grandeza de Deus, será que sou mesmo especial ou uso isso para mim mesmo como uma máscara para a minha mediocridade?
Como saber? E o que faz alguém especial?
O que faz alguém especial não é pensar-se especial, mas agir de forma a ser especial...
Não consigo chegar a outra proposição que não essa!
Sendo assim, para averiguar minha relação com o mundo, no campo concreto da ação, do agir além do acreditar, solicitei aos meus amigos mais próximos, aqueles com quem travo relação mais íntima e, por ela, possuem acesso mais profundo a minh’alma, que me conduzissem nessa reflexão mostrando-me pontos aonde posso melhorar; traços que, ajustados, tornariam nossa vivencia ainda mais agradável; pontos em que, vendo-me em desalinho, me orientariam a correção e a felicidade inerente a ela...
Acreditei mesmo nisso!!! E esperei!!! Mas não obtive respostas... Ou melhor: obtive! Mas respostas de isenção de responsabilidade – nada dizer para não se comprometer...
Desculpem-me amigos, se lhes julgo mal, mas essa é uma grande diferença entre nós: eu estou sempre me expondo, falando, reclamando, evidenciando, participando, correndo riscos, nas nossas relações; refleti até com Abreu que detestaria me ter como amigo de tão reclamão e intrometido que sou. Mas vocês... Vocês estão sempre escolhendo o silêncio como resposta. E eu acredito no valor dele usado coerentemente e na hora certa; mas seu uso deliberado também pode ser omissão, uma forma de não se comprometer, de evitar riscos, de ter sempre o não dito como possibilidade de mudar de lado, de voltar atrás...
Enfim, esses somos nós, vocês, finos e calados, e eu mais uma vez me expondo e dando minha cara ao tapa do julgamento por acreditar em relações participativas, concretas, reais, passionais, puras... Agradeço por terem sido vocês mesmos em suas respostas!!! Assim tenho a possibilidade real de amá-los como são, e espero, mesmo no egoísmo de mais uma vez ter refletido a vida e as coisas apenas pelo meu foco e ponto de vista, posto ninguém ter me oferecido um outro, que vocês também consigam me amar como sou.

FELIZ PÁSCOA A TODOS!!!


OBS: Fabinho (o cobra) enviou resposta ao meu pedido de retiro... Grato, amigo!!! Obrigado por fazer a diferença e me ajudar a continuar acreditando.

Dedico a todos vocês, aos que participam e aos que lêem, essa últim canção que escrevi...


MEU VÍCIO


Às vezes tenho tanta coisa pra dizer
mas não encontro as palavras
Encho todo o tempo todo mundo de perguntas
não recebo respostas


Estou cansado de ficar acordado enquanto todos dormem
e de gritar a todo instante o que ninguém parece ouvir


Às vezes eu me sinto incoerente
com quem anada ao meu lado
É que o caminho mesmo sendo único pra os dois
quase nunca é o mesmo


Estão tentando convencer-me que a mola do mundo é o egoísmo e não o amor
e que a resposta pras minhas perguntas é inevitavelmente a dor


Mas aindo insisto em acreditar haver palavras
que revelem o que a gente traz por dentro
Vou continuar acreditando nas pessoas
esse é o meu vício
E não implica em não precisar nunca mais chorar
apenas que a lágrima sofrida
é lágrima de acreditar...
lágrima de amar...

Nenhum comentário: