domingo, 20 de setembro de 2009

In memorian - Pe. Rogério (Ruggero Ruvoletto)

Ontem recebi (recebemos todos) a trágica notícia do assassinato do padre Rogério em Manaus.

Confesso que não sei explicar bem ao certo o que senti... e esse não entendido de sentimento ainda agora me incomoda e me constrange.
Já tinhamos acompanhado o fatídico caso da missionária irmã Dorothy Stang, mas é como se todo ele tivesse sido processado apenas na minha mente, não no meu coração. Acho que entrei em contato com o ridículo do humano que é sentir diferente o que acontece na casa da gente e no quintal dos outros.

No caso da irmã Dorothy estava terminando uma vida de bem universal; no caso do Pe. Rogério, essa vida não era apenas de bem universal, mas já tinha passado pela minha fazendo parte do meu universo particular...

A questão é que, para o padre, se encontrou com o fim a que dedicou sua vida - Deus - pelas mãos de para quem dedicou sua vida - os homens. Mas nós que aqui ficamos?
Essa pergunta me constrange... E a certo ponto me amedronta, não no meu apego a vida, mas na minha relação com as pessoas e o mundo. Não sei explicar! Me faz sentir um frio interior pelo obscurantismo que tem tomado conta do coração, da alma das pessoas... Sinto pesar pelo rumo que estamos dando à nossa raça, à nossa compreensão do mundo e das coisas... Moeda que vale mais que gente... O valor absoluto da vida trocado por moeda barata...

E o que mais me entristece é a ignorância de não conseguir imaginar o que fazer; a agonia de me sentir de braços cruzados diante da decadencia humana...
Hoje sinto muita tristeza e choro, não o padre Rogério, que nesse mundo encontrou a razão da sua vida no bem, na doação, na esperança diante da vida, dos homens e nos homens; Choro seus assassinos e sua desumanidade, sua desumanização revelada num ato tão vil. Choro o empobrecimento humano de valores... Choro minha inércia... choro o abandono dos valores cristãos... choro a falta de fé...

Para o padre Rogério às palavras da canção LOVE IN THE AFTERNOON de Renato Russo:
"É tão estranho... os bons morrem jovens... assim parece ser quando me lembro de você, que acabou indo embora cedo demais... vai com os anjos... vai em paz... até a próxima vez..."

Para nós, do mesmo Russo, na canção PERFEIÇÃO:
"Vamos celebrar a estupides humana/A estupidez de todas as nações/O meu país e sua corja de assassinos, covardes, estupradores e ladrões...
(...) Vamos celebrar a fome /Não ter a quem ouvir, não se ter a quem amar/Vamos alimentar o que é maldade/Vamos machucar o coração..."
Mais informações acesse:

9 comentários:

S Roberta disse...

Infelizmente pensar sobre a vida é bem mais fácil do que pensar sobre a morte, principalmente quando ela vem de sobressalto e de forma tão absurda!!!!
Pelo Pe. Rogério peço a Deus que o receba em seu coração misericordioso e que assim como na Igreja Primitiva seu sangue sirva para fortalecer a luta dos filhos de Deus, que ficam neste mundo tão belo, mas ao mesmo tempo tão caótico... para que consigamos levar amor aos corações humanos e uma vida mais digna capaz de promover a paz e a concórdia.

Unknown disse...

Pe. Rogério tb passou pela minha vida, é um homem de Deus e rezo pra que Maria receba ele com o carinho com que Pe. Rogerio sempre nos acolheu. Carlos Pereira

Maísa disse...

Ele não passou pela vida, ele está na minha vida...
Uma dor imensa que invadiu meu coração e faz com que minhas lágrimas não cansem de cair...Sinto medo, mas sinto mais ainda saudade do meu amado e querido amigo Pe. Rogério.

Unknown disse...

Patrícia Cabral - Manaus - AMICOM

Para nós Pe. Rogério era mais que um pai espiritual, era um amigo, irmão, que podiamos compartilhar nossos momentos de alegria e tristeza. Um homem sempre presente na comunidade, que não possuía nenhum tipo de sentimento de revolta por ninguém. Pregava a paz a harmônia e o amor, por onde passava.
Todos os amava, desde as crianças aos idosos.
Pessoa simples, humilde que sempre via nas pessoas o melhor, sempre positivo e que não media esforços para ajudar quem quer que fosse.
A prova é tanto que em 1 ano e sete meses foi amado e respeitado por toda a Arquidiocese de Manaus.
Sua perda não nem tamanho para nós.
Tudo o que se possa falar a respeito dele é pouco para demonstar o que ele significava para nós

Unknown disse...

" A saudade, quantas saudades de quem aqui na terra me mostrou o paraíso... O seu olhar... O seu sorriso, seus ensinamentos..."

"eu não vou está ao seu seu lado,eu vou está dentro de você."

Pe Rogério.

Aninha Tenório disse...

Pe Rogério sinal em minha vida de Esperança, Amor, Superação, paz... O conhecí em um momento que não acreditava mais na vida. E ele me trouxe de volta, com todo Amor de Deus que trazia em seu coração, ele transfigurava o Amor de Deus por cada um de nós... Devo a ele não só a minha vida mas a da minha família. O mal que fizeram a ele não foi capaz de apagar o rastro de luz e esperança q ele nos deixou. Eu te amo Pe Rogério

Unknown disse...

Kamini.... Manaus-Am

- E dificil aceitar que a pessoa que amamos se foi.
- Pe.Rógerio, e muito especial pra mim, e pra todos.
- Ele que trouxe a felicidade em nossas vidas,o amor, a paz, a união....
- Ele era um homem encrivel. Ele trouxe a felicidade para as crianças, idosos, adultos e os jovens.
- Ele sempre foi um homem batalhado, bom, carinhoso, amoroso com todas as pessoas, Ele sempre sorria para as pessoas, sempre foi um homem sorridente alegre . e acima de tudo um PAI pra todos nois.
- O Pe.Rógerio faz muita falta pra todos nós, ele reuniu as famílias, ele trouxe gente para as igrejas...

- Ele sempre vai estar em nossas vidas. principalmente em nosso CORAÇÃO♥.
- Ele sempre será este homem maravilhoso e especial p/ nois..
- O amor que ele nois trouxe vai estar sempre em nossos corações. e jamais ele irá sair de dentro daqui -->>♥
Ti amo Pe.Rógerio..

Todos nos, amamos vooc...^^

Unknown disse...

- Graças a deus, que eu tive o privilegio de conhecer o Pe. rogerio.
- Ele era um homem maravilhoso.. amigo em todos os momentos..
- ele faz muita falta pra todos nois do bairro de Santa etelvina..
- Um dia nois veremos di novo Pe. rogerio
vc ficara para sempre em nossos corações...
Ti amo querido Pe.rogerio

Saudades ...
O fruto e paz da Justiça..
e queremos Justiça...

Unknown disse...

" Nosso Padre " - Será sempre assim lembrado, pois marcou um momento único celebrando com muito amor e carinho o meu casamento em Ibicuí - Mangaratiba - RJ - em 15/02/2004 Estará sempre em nossos corações. Esteja com Deus Amigo. Ricardo e Hosana. Agora também com Mateus de 2 aninhos.