quarta-feira, 25 de abril de 2012

OLHARES XV - Saber esperar...



Pensa comigo: tem coisa mais chata que esperar?

Não... quer conhecer um cidadão fumando no rabo de uma onça por esperar sem comunicação? Prazer!!!
Contudo, não é qualquer esperar que me aborrece. Tem aquela espera prazerosa, quando você se prepara para o que há de vir ou para quem vem sabendo a hora da chegada. Saber a hora da chegada é condição imprescindível para se esperar com dignidade e satisfação, né não?! Ainda mais hoje em dia, que tempo é ouro! Esperar em vão é perder parte da vida...

Conhece alguém que pense assim? De alguma forma, a gente pensa mais ou menos assim nalgum momento. A contemporaneidade é mesmo pura aceleração. Esperar, nesse contexto, soa mesmo como perda de tempo.

A espera inclui “preparação para”. Nessa dinâmica, saber, conhecer a hora da chegada, faz essa preparação mais gostosa e eficaz.

Mas como agir sem saber para quando e o que se preparar?
Essa é a grande e profunda lacuna sobre a qual lançamos olhar hoje.

Outro dia tive um “insight”, desses que brotam na mente sem nenhuma razão compreensível, e dei por pensar na palavra ESPERANÇA. Essa palavra é mesmo cheia de significação, não é? Basta lê-la para... sei lá... sentir algo “flop” dentro; acomodar emoções e ideias que pareciam até então em desacordo...

Sendo assim ESPERANÇA uma palavra tão significativa, dei por pensar em sua etimologia, e, mesmo antes de pesquisar, pensei que, para meu espanto e desespero, esperança tem mesma raiz latina de esperar. Mas que diabos esperança tem haver com esperar?

A resposta para essa indagação, mesmo não tão óbvia, torna-se óbvia quando REOLHAMOS. Mas antes de respondermos, vale-nos outro questionamento complicado: O que é esperança? Confesso que tive dificuldades de responder. Esperança é uma palavra tão subjetiva que acabamos por apreende-la pelo que sentimos a partir dela, e não tanto pelo que de fato ela significa. Um sentimento? Uma forma de automotivação? Um olhar positivo sobre o futuro? Não sei explicar ESPERANÇA... Você sabe?

Mas retomemos nosso olhar: estávamos tentando estabelecer uma relação entre esperança e esperar, lembra? Pois é, se tem alguma coisa haver? Tudo!!!

Esperança é a atitude de saber esperar. E o pior: saber esperar e se preparar para algo que não sabemos quando ou como vem, mas acreditando que um dia vem.

Agora consigo unir os contextos: esperança é mesmo o gozo da antecipação do prazer da chegada de algo que ainda não chegou, mas que, mesmo não dominando o tempo da chegada, acreditamos nela. É uma espécie de olhar para e sobre o futuro na experiência do gozo antecipado causado pela preparação para a chegada desse incerto que torna-se certo por já acreditarmos nele e o desejarmos.

Sendo assim, o inverso de esperança é uma palavra, semelhante a ela, carregada de significação, mas pesada, triste – DESESPERO.

Desespero é não ter mais nada a esperar; viver como se nada mais de interessante estivesse por vir, como se a vida fosse só objetividade, fosse só o que agora temos.

Mas não se fala tanto em viver o momento, em carpi diem? Sim, claro! Mas não na dinâmica de nada esperar, mas de viver com intensidade, saboreando o momento presente como único e sabendo ser essa experiência, a de viver a NOSSA vida, intransferível. Compreende?

Como relatei no inicio dessa reflexão, não me considerava um bom “esperante”, mas sempre me acreditei esperançoso – COMPREENSÕES EXCLUDENTES SOBRE MIM MESMO.

Ao fim, vale-nos desejar aprender a esperar, a olhar para o futuro, mesmo sem ter nenhum domínio sobre ele, mas desejando sempre o melhor, não no comodismo de apenas esperar, mas de construir um futuro tal qual o acreditamos e desejamos. Esperança é mesmo uma palavra motivadora como a pensava, não apenas no seu sentido lúdico, mas na didática subjetiva que encerra ao nos estimular a desejar e acreditar algo para o futuro construindo-o.
Oxalá saibamos saber esperar...

Muito bom voltar a esse lugar de comunicação e reflexão. Depois conto por onde antei quando aqui não os vim encontrar.

Para não perder o velho costume: BEIJO NA BUNDA!!! KKKKKKKK...